Como você está tratando o seu amigo do peito?

• Por cpadmin

diacoracao_03No dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração, data importante para lembrar sobre os cuidados necessários com esse órgão tão vital para o organismo.

Atualmente, as doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortes no mundo e matam por volta de 300 mil pessoas no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

 

As principais causas das doenças cardiovasculares são os maus hábitos de vida cultivados pela população em geral (adultos e crianças), como o abuso de sal e sódio, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, falta de atividades físicas, além da exposição a fatores de risco como estresse, obesidade e colesterol alto.

Você sabia?
O coração é um órgão muscular oco. Sua principal função é bombear cerca de 5 mil litros de sangue por minuto e levar oxigênio e nutrientes necessários para garantir o bom funcionamento do organismo. Em uma pessoa normal, ele chega a bater entre 70 a 80 vezes por minuto.

diacoracao_09Prevenção ao seu alcance!

Embora o número de mortes provocado por problemas no coração seja alto, como citamos anteriormente, a boa notícia é que você pode driblar essa situação a partir de hábitos saudáveis.
Vale lembrar que alguns fatores de riscos como idade, sexo e predisposição genética não são controláveis, porém outros fatores como colesterol alto, diabetes, tabagismo, sedentarismo e má alimentação podem ser modificados. Por que não começar hoje mesmo?

Veja algumas dicas para proteger o seu coração:

Mexa-se: vale qualquer atividade em que haja movimento, como corrida, caminhada, dança ou subir mais escadas, por exemplo. Cerca de 30 minutos por dia são suficientes, durante pelo menos 5 vezes na semana, totalizando 150.

Escolha alimentos mais saudáveis: prefira um prato colorido, com verduras, legumes e hortaliças. Reduza o sal, o açúcar e as gorduras saturadas e trans. Evite produtos industrializados, com alta concentração de sódio e beba 2 litros de água por dia.

diacoracao_15De olho na balança: mantenha sempre o seu peso ideal e fique atento às medidas da circunferência abdominal. Essa gordura que se acumula na região do abdômen pode ser um perigo para o seu amigo do peito.

Pressão arterial: sempre que possível realize testes de pressão, pois o normal é que ela esteja por volta de 12 por 8.

 

Dê um fim ao cigarro: por mais que seja difícil, pare de fumar. Esse vício é um dos principais inimigos do coração. Se for preciso, existem grupos de apoio e tratamentos que podem ajudar.

Adeus, estresse: livre-se desse mal do século 21. Invista no seu lazer e procure atividades que tragam prazer.

 

care-plus-logo

Categorias

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *