Reconecte-se com a natureza

• Por cpadmin

natureza_03A humanidade passou mais de 99,9% dos 5 milhões de anos de evolução em contato com a natureza. Porém, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard, atualmente as pessoas passam pelo menos 90% do tempo trancadas no trabalho ou dentro de casa!

 

E isso é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças como estresse, depressão, ansiedade e até obesidade!

 

Por outro lado, segundo pesquisa da Universidade de Rochester, 20 minutos de contato com a natureza por dia provocam bem-estar imediato, melhoram o humor e aliviam o estresse. Outro ponto do estudo foi que a natureza motiva a prática de esportes, o que impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida, assim como na perda de peso.

natureza_07E se o seu problema for alergias ou asma, corra para o parque ou dê um mergulho no mar. Pesquisadores finlandeses descobriram que as cidades muito urbanizadas e o pouco contato com a natureza deixam as pessoas mais predispostas a desenvolverem asma e alergias. Segundo o estudo, os micro-organismos presentes na natureza fortalecem o sistema imunológico contra as doenças inflamatórias crônicas e autoimunes.

 

natureza_10Combustível para a alma

Segundos os especialistas no assunto, a natureza nos dá vitalidade, ou seja, recarrega as baterias. Estudos mostram que 90% das pessoas que entram em contato com a natureza relatam aumento da energia. Sabe quando você procura uma xícara de café para ter mais disposição? O mesmo efeito pode ser obtido com uma caminhada em uma área verde, por exemplo.

 

Mas, se é complicado achar uma área verde perto de casa ou do trabalho, plantas dentro de casa ou na empresa podem ajudar a ter a mesma sensação. É o que diz uma pesquisa da Universidade de Chiba, no Japão. De acordo com o estudo, o corpo humano foi feito para se adaptar à natureza, seja um parque, uma praça ou um vaso de flor na sala de casa ou até mesmo na mesa do trabalho.

natureza_13Terapia no jardim

Uma opção para ter mais contato com a natureza é cultivar um jardim. É considerado terapêutico, chamado de hortoterapia, cujos objetivos são melhorar as funções sociais, cognitivas, físicas e psicológicas do praticante.

Cuidar de um jardim diminui o estresse, pois permite uma pausa que coloca a mente em um estado de meditação. A beleza das plantas diminui os sentimentos negativos, acalma, aumenta o otimismo, a esperança e promove a confiança na melhora do estado de saúde.

 

 

Dica: Aproveite para cultivar ervas, como manjericão, tomilho e alecrim.
Use mais ervas no preparo dos alimentos em vez de sal!

 

care-plus-logo

Categorias

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *